Postagem em destaque

Governo cria malha aérea emergencial para atender o Rio Grande do Sul

EBC   Radiografia da Notícia *  Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta *  Antes do fechamento, o aeroporto da c...

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Empreiteiras deram quase R$ 80 milhões ao PT e PSDB



Nas eleições brasileiras, a honestidade é carta fora do baralho

Luís Alberto Alves

As empreiteiras integrantes do grupo investigado por formação de cartel e desvios na Petrobras deram em 2014, durante eleições gerais no Brasil, R$ 78 milhões ao PT e PSDB. É o que revela as prestações de contas de ambos os partidos, encaminhadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

 De forma racional, essas doações foram apenas por simpatias partidárias? As empresas tiraram esse dinheiro do bolso para contribuir para o debate político no Brasil, visando melhoria na qualidade de vida da população?

 Não! É puro interesse. Jogo do “toma-lá-dá-cá”. Tanto que investiram nas duas agremiações que chegariam ao final do jogo de eleger o próximo presidente da República, o dono da chave do cofre para liberar fortunas no formato de licitações de obras.

 No Brasil há muitos anos existe a troca de favores entre políticos e empresários. Os endinheirados ajudam na campanha e após a vitória, o troco virá no formato de participação nas construções públicas, geralmente superfaturadas.

 Nesse campo minado não existe santo. Todos estão contaminados com o desejo de continuar ganhando fortunas. No caso das empreiteiras, elas faturam bilhões há décadas. Sempre tiveram forte influência no Congresso Nacional, para silenciar qualquer tipo de ação que pudesse secar a fonte de dinheiro.


 Desta vez, o tiro saiu pela culatra. A prisão do doleiro Alberto Yousseff desmontou o castelo de cartas marcadas. Ele resolveu dar os nomes de todos os envolvidos. Escritórios renomados de advocacia tentaram destruir os argumentos da Operação Lava Jato. Mas os tempos são outros. O esgoto está escorrendo na calçada da Esplanada dos Ministérios e chegando ao Palácio do Planalto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário