Postagem em destaque

Governo cria malha aérea emergencial para atender o Rio Grande do Sul

EBC   Radiografia da Notícia *  Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta *  Antes do fechamento, o aeroporto da c...

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Construtoras tentam melar projeto que corrige FGTS pelo índice da poupança







Do dinheiro movimentado pelo FGTS, juros baixos faz pequena quantia cair na conta do trabalhador

Luís Alberto Alves

 Trabalhador não é amado pela sorte.  Bastou aparecer no Congresso Nacional projeto de lei visando corrigir a remuneração do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pelo índice da poupança para as construtoras se levantarem contrárias.

 Este dinheiro é aplicado em financiamento imobiliário. Atualmente 65% do que é captado pela caderneta de poupança é direcionado para ajudar na habitação. Como sempre acontece, os bancos pegam essa grana e utilizam nos Certificados de Recebíveis Imobiliários, conhecido como CRI no mercado.

 Por esse meio, o dinheiro da poupança, que deveria ser usado na construção de casas, também financia imóveis comerciais. Porém, a proposta do PL de corrigir a remuneração pelo índice da poupança vai colocar água no chope das construtoras.


 O lobby em Brasília é para dividir pela metade essa correção. Uma parte vai para os trabalhadores e outra ao mercado imobiliário. Ou seja, quando vinha algo para ajudar o FGTS render juros compatíveis com o suor derramado numa empresa, aparece outro lobisomem para sugar o sangue da classe que contribui para o progresso do País. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário