Postagem em destaque

A Ineficiência do Gasto Público

    Pixabay Radiografia da Notícia *  Por definição, a eficiência do gasto público é menor do que a do gasto privado *  Logicamente num regi...

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Lobos em peles de cordeiros em rádios evangélicas

Alguns pregadores, parecidos com lobos, usam Jesus Cristo para arrancar dinheiro dos desesperados

Luís Alberto Alves

“..Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Vejam que eu os avisei antecipadamente”. Mateus, capítulo 24, versículo 24. Como jornalista sou curioso, ando a procura sempre de fatos que possam se transformar em notícia de interesse público.

 Há cerca de dois anos passei acompanhar a programação de rádios evangélicas e algo me chamou a atenção: apresentadores em horários comprados, levando ao ar pregações visando apenas o dinheiro. Durante toda a semana o tema é repetido. Alguns usam o Espírito Santo para dizer que determinado número de fiéis vão depositar quantias elevadas nas contas correntes fornecidas no ar.

 Na rádio Musical FM, 105,70, a grade é repleta deste tipo de programa. Logo no início da manhã, o casal William e Márcia Andrade, apóstolos da igreja Aliança Eterna, por volta da 6h, inicia falando dos milagres que Jesus Cristo pode fazer. Pegam algum trecho da Bíblia e exploram bem a palavra. Mas no final entra em campo os inúmeros pedidos de dinheiro, por meio da frase: “apressa-te”. Escolhem o número de um salmo, no caso o 70, e sugerem que os ouvintes depositem R$ 70,00 nas contas daquela igreja evangélica. O curioso é que no  outro dia, repetem a dose, sob argumento de que é para pagar as despesas com a rádio.

 Mas às 7h entra no ar o missionário Ezequiel Pires, da Igreja Catedral da Benção, outro exímio na arte de arrancar dinheiro de pessoas aflitas, principalmente quem está com familiar doente ou num casamento à beira da destruição. Toda sua pregação gira em torno de dinheiro. Escolhe um trecho de capítulo da Bíblia e em cima daquele tema desce a lábia, dizendo que Deus se agrada de quem oferta dinheiro sem remorso. Para sensibilizar coloca no ar depoimentos de fieis que foram abençoados por que depositaram determinada quantia na conta corrente daquela igreja.

 Às 18h tem o apóstolo Rodrigo Salgado, da igreja Evangelho Pleno em Cristo. Ele pede dinheiro aos fieis usando um carnê, denominado Valentes de Davi. Ali a pessoa paga determinada quantia em troca do milagre que receberá de Jesus Cristo. Ao ouvir atentamente suas pregações, fica a impressão de que Deus só cura, liberta ou salva somente quem tenha nas mãos este carnê. Só orações, na visão do apóstolo Rodrigo Salgado, não sensibilizam Cristo. Ao fazer apresentação dramática, carregando no tom da voz, o fiel desesperado não consegue enxergar luz no final do túnel.

 No período da noite, após as 20h entra no ar outro programa, onde o pastor César, que aos prantos pede dinheiro. Alega sempre que ele sairá do ar, caso ninguém lhe atenda. É algo patético. Pouco se fala da obra de Jesus Cristo, apenas centra fogo em arrancar dinheiro dos desesperados. Parece que sua denominação, Fortaleza da Fé, seja mais parecida com muro, pois pelo seu desespero ela viva com a faca dos credores no pescoço.

 Não precisa ser professor de teologia para detectar charlatanismo na maioria desses programas, pois usam o nome de Deus visando apenas tirar dinheiro dos aflitos. Dizem que várias pessoas foram curadas, após visitarem a conta corrente de suas igrejas. Ou seja, na visão deles, Deus só cura ou socorre alguém, quando o dinheiro para nas mãos desses lobos em pele de cordeiro.

 Mas a programação da Musical FM, 105/70, tem bons pregadores que passam corretamente os ensinamentos deixados por Jesus Cristo. É o caso do Palavra de Vida, da Assembleia de Deus, do Brás, dirigido pelo pastor Samuel Ferreira, das 8h às 11h. Depois entra o programa da igreja O Brasil para Cristo, conduzido pelo pastor Paulo Lutero de Melo. As domingos, à tarde, tem outro programa da Igreja da Trindade, do pastor Paulo Romeiro. Os três exploram profundamente a Palavra do Senhor, deixando de lado a maligna Teologia da Prosperidade, preocupada apenas em arrancar dinheiro de miseráveis, como se Deus fosse banqueiro.


2 comentários:

  1. Boa tarde eu tenho o carne do pastor salgado já faz 4 × q tento pgr mais qndo da onze hrs já excedeu o limite por já depositarão muitas gentes ok vc acha .

    ResponderExcluir
  2. so ladrao dentro dessas piramides religiosas, esses pilantra tira dinheiro em nome do deus dele de pessoas que eles deveria ajuda las. SAFADOS.

    ResponderExcluir