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terça-feira, 14 de abril de 2015

Rádio Jovem Pan repete postura da Band


Claudio Carsughi trabalhou 58 anos na rádio Jovem Pan

Luís Alberto Alves

 A demissão do jornalista Claudio Carsughi, 83 anos, na segunda-feira (13) após 58 anos trabalhando na rádio Jovem Pan revela a postura de caráter duvidoso de alguns veículos de comunicação. Décadas atrás a Band Am mandou embora o repórter Bahia Filho, com mais de 30 anos de casa. Repetiu a dose colocando na rua o locutor esportivo Fiore Giglioti, após 38 anos de emissora.

 Essa regra é aplicada em jornais, revistas e redes de televisão. É só chegar ao pedaço algum diretor metido a besta, ávido em mostrar serviço. Geralmente jovem, cheios de teorias e raquíticos em experiência de vida, chutam para escanteio profissionais já rodados. É a famosa história de trazer sangue novo.
Locutor Fiori Giglioti demitido após 38 anos na Band Am


 Encontrei com Carsughi várias vezes nas coletivas de imprensa de montadoras de automóveis. Apesar de mais de 80 anos, sempre fez comentários serenos. Mesmo famoso, por causa da grande capacidade jornalística, nunca apareceu como estrela. Respeitava até as perguntas sem nexo de jornalistas recém-saídos da faculdade. Postura de mestre.

 Algumas pessoas perguntam o motivo de determinados veículos de comunicação engatar primeira marcha rumo ao abismo. É agindo igual a Band Rádio e Jovem Pan. Por coincidência as duas empresas passam dificuldades, reduzindo drasticamente o quadro de funcionários.

 O grande problema é que trabalhador comum, sem talento e grande experiência, se acha facilmente. Agora encontrar alguém do porte de um Carsughi, expert em automobilismo e futebol não é fácil. É o mesmo que o time do Santos tentar substituir Pelé, o tênis feminino procurar preencher a vaga deixada por Maria Esther Bueno e a Fórmula-1 descobrir outro Ayrton Senna.

 Infelizmente a diretoria de RH de várias empresas não pensa com cérebro, usa a conta bancária para encontrar a chave do sucesso. Em jornalismo, o talento é peça jovem para alavancar anúncios publicitários. Determinados profissionais são sinônimos de confiança no mercado. Por causa da credibilidade conquistada há vários anos. A Jovem Pan preferiu apostar em comentaristas fascistas para puxar o saco de uma minoria reacionária. Vai descer a ladeira rumo à falência rapidamente.


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