Postagem em destaque

Governo cria malha aérea emergencial para atender o Rio Grande do Sul

EBC   Radiografia da Notícia *  Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta *  Antes do fechamento, o aeroporto da c...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Você é uma pessoa forte?




Luís Alberto Alves

 Você é alguém forte? Sabe encarar qualquer tipo de situação de cabeça erguida, com coração batendo suavemente? Bem na mesa do bar, numa rodada de cerveja gelada cercada de vários pratos de petiscos qualquer um tem disposição para vencer a batalha.

  Agora imagine você, pai de família, estar comprometido até o último fio de cabelo da cabeça em prestações de carro, apartamento novo, faculdade de filhos, mensalidades de colégio para as crianças menores, dívidas no cartão de crédito e cheque especial. Bem neste quadro citado você descobre que tua empresa está próxima da falência.

  Tua resistência permanece inabalável? O humor continua nota dez? O apetite sexual prossegue em alta? O sono lhe abraça suavemente ao deitar ou precisa apelar aos famosos calmantes para se apagar de vez?

 Pois é. Às vezes imaginamos que somos fortalezas, imunes a qualquer tipo de ataque. Pensamos que os nossos nervos são de aço ou de gelo. Nada vai nos balançar. Até o dia fatal. Ali você conhecerá o quanto é alta ou baixa a tua resistência. Como vai encontrar forças para enfrentar a terrível situação.

 Em raras exceções, boa parte do ser humano não é preparada para o dia mau, como disse o sábio Salomão no livro bíblico Eclesiastes. Sem qualquer mordomia, Deus permite que ele chegue para os bons ou não. Todos passarão nesta peneira cruel.

 É quando o ar parece sumir dos pulmões, o coração dá a impressão de começar bater mais lento e o frio do medo percorre nossa coluna cervical. Vem a incerteza em relação ao futuro, principalmente quando existem filhos dependentes da sua saúde financeira e credores aguardando o dinheiro do teu salário.

 A mesma situação é aplicada ao saber do médico que um câncer está dentro do seu corpo e agressivamente vai consumir o que resta de vida dentro de ti. É a dura realidade de lutar contra a morte todos os dias, sofrendo o martírio da quimioterapia e a discriminação dos supostos amigos. Afinal de contas nem todo mundo compartilha a amizade com um canceroso.


 Os exemplos são inúmeros, mas em todos eles o ser humano acabará diante da prova dura de enfrentar algo terrível. Não há chance de escapar, de pular do barco. Os covardes optam pelo suicídio temendo a presença da vergonha que os aguardam nas esquinas da vida. Todos nós sabemos o quanto existe de força em nosso interior ao nos depararmos com o dia mau diante de nós. Até lá qualquer problema é sinônimo de facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário