Postagem em destaque

Governo cria malha aérea emergencial para atender o Rio Grande do Sul

EBC   Radiografia da Notícia *  Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta *  Antes do fechamento, o aeroporto da c...

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Copa do Mundo ou da Segurança Pública?




Excesso de segurança poderá tirar o brilho da Copa do Mundo


Luís Alberto Alves

 O ônibus trazendo os jogadores da Seleção Brasileira entrou na Avenida 23 de Maio, uma das mais importantes de São Paulo, após as 23 horas de ontem (10). Garoava, e logo chegou ao hotel, próximo ao Obelisco do Ibirapuera. Alguns corajosos torcedores tentaram recepcionar Neymar e Cia., mas o aparato policial os assustaram: PMs, Polícia Federal, soldados do Exército e segurança particulares. O cordão de isolamento manteve o público longe dos atletas.

 Mais parecia um hotel em Bagdá, Iraque, onde são grandes os riscos de atentados. Por causa de ameaça de greve dos metroviários no dia 12, data de abertura da Copa do Mundo no estádio Itaquerão, Zona Leste, todas as estações da Linha Vermelha, receberam policiamento reforçado da PM e auxílio da Polícia do Exército. Ou seja, de homens preparados para matar, nunca para reprimir.

 A meta é proibir qualquer tipo de manifestação no trajeto ou mesmo próximo do Itaquerão. Em nome de um evento esportivo, realizado por uma entidade particular, no caso a Fifa, as 12 sedes onde ocorrerão os jogos do Mundial, até a final no dia 13 de julho, a segurança pública estará em todos os locais. Nem os altos dos edifícios, que possam colocar em risco a vida de atletas e autoridades, estarão livres da presença de atiradores de elite das Forças Armadas.

 Com tantos policiais nas ruas, corre-se o risco da Copa do Mundo perder sua beleza, de algo espontâneo, onde a alegria dos torcedores é o tempero das partidas. Em caso de derrota, se um grupo começar a xingar os jogadores, eles poderão ser presos? E caso alguém jogue o copo cheio de bebida na direção do juiz suspeito de ignorar pênalti legítimo, também pode cair na vala de suposto terrorista?

 Segurança é preciso, mas calculo que o governo brasileiro exagerou na dose. Mobilizar 180 mil homens, envolvendo Forças Armadas, Polícia Federal, PMs, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) infiltrados entre os torcedores, além de 40 mil soldados do Exército é algo absurdo, quando se trata apenas de uma Copa do Mundo.

 A regra é impedir qualquer tipo de protesto perto dos estádios, porque falar em atentados terroristas no Brasil é viajar na maionese. Só na época da Ditadura Militar que eles ocorreram, muitas vezes praticados por agentes do próprio regime, como foi na explosão de bomba no estacionamento do Rio Centro, no começo da década de 1980, cuja missão ficou a cargo de um tenente e um sargento do Exército.

 Por que a soma astronômica de cerca de R$ 2 bilhões investida nesta operação de guerra contra manifestantes não foi aplicada para reforçar o policiamento nas fronteiras, impedindo a entrada de drogas e armas que abastecem o crime organizado? Não é interessante ao governo. Não vira vitrine para o mundo. Por que inexiste a preocupação de oferecer Segurança Pública à população, cada vez mais reféns dos criminosos.

 Não é novidade na periferia, onde quem manda são as facções criminosas. Inclusive ordenando o fechamento do comércio em determinados horários ou mesmo autorizando quem pode circular ou não em determinados locais.
Por outro lado a Polícia Militar é educada para reprimir pobre, preto e favelado, tratando todos como se fossem bandidos. Quando na verdade os mafiosos residem nas mansões luxuosas dos bairros grã-finos.

 Infelizmente vejo este investimento feito para algo que não merece tamanha preocupação, pois após o dia 13 de julho, os cofres da Fifa ficarão mais cheios de dinheiro e o cidadão comum continuará sofrendo nas filas dos hospitais públicos, onde nunca tem seu problema de saúde resolvido, as escolas prosseguirão com péssimo ensino e as favelas ainda permanecerão como última opção de moradia, para quem deu a sorte de jogar num time de futebol de elite. Ou seja, estão usando tiro de canhão para matar formiga...


Nenhum comentário:

Postar um comentário