Postagem em destaque

Governo cria malha aérea emergencial para atender o Rio Grande do Sul

EBC   Radiografia da Notícia *  Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta *  Antes do fechamento, o aeroporto da c...

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Quando a miséria abraça o homem


Este homem não é o personagem desta matéria, mas com certeza ele não nasceu mendigo


Luís Alberto Alves

Na manhã de hoje (26)  presenciei uma cena deplorável: na calçada de uma rua, travessa da Avenida Conselheiro Furtado, Liberdade, Centro de São Paulo, encontrei um morador de rua, trajando roupas meio limpas, com mala de viagem e camisa e calça numa sacola. Ao seu redor lixo e moscas sobrevoando seu corpo. Falava palavras desconexas.

No início da tarde passei pelo mesmo local e ele estava dormindo quase no meio fio da rua e mais moscas pairando sobre seu corpo. Pensei em fotográfa-lo, mas me contive. Seria explorar a miséria alheia. Meditei sobre minha vida, a família linda que Deus me deu, o trabalho onde ganho meu sustento, numa época de tantas demissões, principalmente nas empresas jornalísticas, a saúde que permite a realização de diversas tarefas.

 O que levou aquele homem, de cerca de 38 anos, branco, magro, estatura mediana, a fazer da calçada sua casa? Por que falava palavras sem sentido, sentado perto de vários sacos de lixo? Tem ou já teve família? Qual razão para jogá-lo nesta situação humilhante? Através daquele morador de rua, Deus me fez refletir em questionar menos, agradecer mais e continuar mantendo foco na vida.

Tudo pode acontecer com o ser humano. Hoje de pé, amanhã caído ou vice-versa. O orgulho às vezes faz muitas pessoas pensarem que são indestrutíveis. Nunca o mal irá alcançá-la. Passam a agir irresponsavelmente. Perdem o respeito pelo próximo. Ignora os familiares, amigos e até mesmo Deus. É o caminho para a derrocada. Ninguém nasce mendigo. A vida o transforma. Alguns conseguem se levantar, outros morrem deitados, mergulhados no mar da miséria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário