Postagem em destaque

Governo cria malha aérea emergencial para atender o Rio Grande do Sul

EBC   Radiografia da Notícia *  Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta *  Antes do fechamento, o aeroporto da c...

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Na queda de aviões, a culpa sempre é do piloto....




Acidente matou sete pessoas

Luís Alberto Alves

É a mesma conversa fiada de sempre: em queda de avião, o culpado é piloto. Morto não fala, portanto é fácil culpá-lo por qualquer tipo de acidente. Foi assim com os dois aviões da TAM, que caíram próximo ao Aeroporto de Congonhas, em SP, nas décadas de 1990 e 2000.

O mesmo se repete com o Cessna Citation, cujo comando estava nas mãos de Marcos Martins. A aeronave explodiu no solo de Santos em 13 de agosto de 2014, matando o então candidato do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e outras seis pessoas.

Investigações da Aeronáutica chegou à “conclusão” que uma sequência de falhas humanas contribuiu para o acidente fatal. Tudo parecido com filme que já sabemos o enredo. Nada muda. É raro os estudos dessas autoridades apontarem erros técnicos nos aviões.

 Nem mesmo o testemunho de moradores presenciando a aeronave perdendo altura, com sinais de pane nas turbinas influencia a opinião da Aeronáutica. Talvez para não ocorrer conflito com os fabricantes dos aviões. Sabem que os mortos jamais abrirão a boca para se defenderem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário