Postagem em destaque

Governo cria malha aérea emergencial para atender o Rio Grande do Sul

EBC   Radiografia da Notícia *  Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta *  Antes do fechamento, o aeroporto da c...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Qual a razão para o ministério da Saúde classificar de boato denúncia feita a respeito do Zika Vírus?



O médico e pesquisador Plínio Santos Filho apresentou denúncia ao Ministério Público Federal de Pernambuco

Luís Alberto Alves
Quanto à disseminação em massa da microcefalia, após ler a denúncia ao Ministério Público Federal, feita pelo médico e pesquisador Plínio Santos Filho faço alguns questionamentos: 1) Se o Zika Vírus foi descoberto no final da década de 1940 por um cientista em Israel, por que só agora ocorreu o estouro dessa doença? 2) Por que só atinge mulheres grávidas, que agora estaria transmitindo a moléstia via relações sexuais e até pelo beijo?
3) Qual a razão de o ministério da Saúde começar a desclassificar a denúncia do médico Plínio Santos Filhos, antes mesmo de o Ministério Público Federal decidir se acata a denúncia? 4) Qual a razão para início de uma operação abafa, visando classificar o alerta do médico de boato, sem qualquer argumento para contrapor aos argumentos feitos por ele?
5) Qual a razão para o Ministério da Saúde não disponibilizar a carteira de vacinação das mães de bebês com microcefalia para comprovar ou não sua teoria? 6) Por que o Ministério da Saúde não analisa as denúncias feitas pelo médico Plínio Santos de forma clara, sem qualquer tipo de sofisma, como é marca da maioria dos governos, como na época da ditadura militar abafando a epidemia de meningite na primeira metade de 1970.
 7) Caso realmente seja boato, e o médico Plínio Santos esteja interessado apenas nos 5 minutos de fama, que a maioria das pessoas almeja, principalmente nas redes sociais, que o governo e entidades médicas respeitadas pelos estudos nesta área apresentem argumentos sérios e acabe com a polêmica. Do contrário continuará pairando no ar algo estranho, de que o governo esconde assunto sério a respeito do Zika Vírus, talvez por interesses financeiros.
No jornalismo de boa qualidade (algo raro atualmente, principalmente na Rede Globo e revista Veja, por exemplo), não aquele baseado no famoso Ctrl C e Ctrl V, aprendi com diversos repórteres competentes, com os quais trabalhei nestes 30 de profissão, que tudo deve ser investigado. Bom repórter nunca deve confiar cegamente em respostas de órgãos governamentais. É interessante ouvir diversas fontes, para tirar todas as dúvidas.
 Caso o médico Plínio Santos seja um charlatão ou interessado apenas em promoção pessoal, é preciso checar sua trajetória no campo da Medicina e confirmar se realmente ele tem todos os títulos que apresenta. Por outro lado o governo não pode continuar apostando na tese do boato. É caso sério de saúde e o assunto não pode ser tratado de forma amadora.

Esse blog aguarda respostas dos questionamentos feitos no início deste texto, tanto por parte do Ministério da Saúde quando do Ministério Público Federal de Pernambuco. Se essa denúncia for ignorada e continuar este triste jogo de empurra, confirma que a saúde no Brasil já saiu da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e desceu para o necrotério para o trabalho de autópsia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário