Postagem em destaque

Governo cria malha aérea emergencial para atender o Rio Grande do Sul

EBC   Radiografia da Notícia *  Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta *  Antes do fechamento, o aeroporto da c...

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Bacon e lingüiça acendem sinal verde ao câncer

Bacon em excesso pode provocar câncer


Luís Alberto Alves

Essa é notícia divulgada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a  respeito dos danos provocados por lingüiça, bacon e outras comidas processadas. Câncer do intestino e reto são os locais escolhidos por este tipo de moléstia quando as vítimas são grandes consumidoras destes alimentos.

Atualmente, o ritmo frenético de vida exige que a durabilidade da carne seja mantida através de salga, secagem, fermentação, defumação e outros processos visando melhorar a preservação. Neste time entram: bacon, salsichas, lingüiça, bacon, presunto, carne enlatada e carne seca.

Mais preocupante é o alerta da OMS para os carnívoros compulsivos: eles têm 18%  de chance para desenvolver câncer colorretal ao ingerir porção de 50 gramas de carne processada diariamente. Não precisa entender muito de medicina e descobrir o risco de acender o sinal verde dessa terrível doença.

 A maioria dos consumidores não presta atenção aos aditivos químicos , por exemplo, existentes no presunto, patê e hambúrgueres. Ficam conservados durante algum tempo à base de substâncias  nocivas ao organismo humano.

 Porém, em termos de alimentação jamais deveremos agir como fundamentalistas. Bom senso é bom. Quando a alimentação é balanceada não há perigo algum. O erro é depender exclusivamente de carne, inclusive a colocando no cardápio do café da manhã, tarde e até na hora de dormir. Neste caso o câncer virá de fórmula 1, não a cavalo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário