Postagem em destaque

Governo cria malha aérea emergencial para atender o Rio Grande do Sul

EBC   Radiografia da Notícia *  Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta *  Antes do fechamento, o aeroporto da c...

terça-feira, 22 de março de 2016

Negro jovem tem 147% mais chance de morrer assassinado





Luís Alberto Alves

Sabe qual a chance de você morrer assassinado, a tiros no Brasil, caso tenha entre 15 e 24 anos? Ter a pele escura. Esta é a avaliação de estudo divulgado hoje (22) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Os recordistas em homicídios são: Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão.

De acordo com o Ipea, o jovem negro corre o risco atualmente de 147% de levar tiros e perder a vida do que alguém da mesma idade, mas branco. Não é preciso se fundamentar em pesquisa sobre violência para descobrir que o negro sempre foi alvo da violência, principalmente da polícia.

A educação recebida nos quartéis ainda continua envenenada com a doutrina de segurança nacional, destacando que o povo é inimigo e deve ser combatido. Quando os policiais encontram dois negros, à noite, no interior de veículo que não seja popular, já  carimbaram o passaporte para o além.

Mesmo não morando na periferia, ao transitar por bairro de classe média alta, também chamará atenção da vizinhança, como alguém ligado ao crime organizado. Continua carregando a triste marca de suspeito. Caso seja branco, olhos azuis e bem vestido, mesmo sendo mafioso, dificilmente desperta atenção da polícia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário