Postagem em destaque

Governo cria malha aérea emergencial para atender o Rio Grande do Sul

EBC   Radiografia da Notícia *  Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta *  Antes do fechamento, o aeroporto da c...

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Sociedade à beira de ataque de nervos




Acusado de atirar é reflexo de uma sociedade neurótica

Luís Alberto Alves

Na madrugada desta segunda-feira (30), o motorista de ônibus José Marconi da Silva atirou num passageiro que se recusou a pagar passagem. Antes de ser ferida,  a vítima agrediu o cobrador e xingou o condutor. Não é bom motorista de qualquer tipo de veículo andar armado, nem muito menos resolver desavenças na bala.

 Este exemplo mostra que nossa sociedade está à beira de um ataque de nervos. Hoje tudo é motivo para conflito. O balconista não pode demorar em trazer o cafezinho e logo é alvo de palavrões. A mesma cena pode se repetir na fila do banco. O caixa vira alvo de fortes críticas porque o atendimento é vagaroso.

 Mesmo dentro de casa, os nervos andam a ponto de explodir. O marido responde ríspido para a esposa a qualquer crítica. O mesmo ela faz ao pegar o prato fora do lugar. Os filhos alteram o tom de voz quando são proibidos de ficarem acordados até a madrugada por causa da dependência nas redes sociais.


 Na verdade é essa sociedade maluca quem apertou o gatilho do revólver do motorista Silva.  Talvez já embrutecido pelo trabalho, onde não faltam passageiros mal educados e salários baixos e, às vezes, até salários atrasados. Igual barril carregado de pólvora, ele não resistiu à pressão e acendeu o pavio da bomba que muitos brasileiros carregam dentro de si, apenas aguardando o momento de jogar tudo para os ares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário