Postagem em destaque

Governo cria malha aérea emergencial para atender o Rio Grande do Sul

EBC   Radiografia da Notícia *  Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta *  Antes do fechamento, o aeroporto da c...

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

PT perdeu a oportunidade de mudar o Brasil


Luís Alberto Alves


Todo agricultor sabe que cobra morre com golpe certeiro na cabeça, do contrário ela picará quando alguém passar pelo mesmo lugar onde foi encontrada. Na primeira gestão Lula, o governo tinha maioria no Congresso Nacional, aprovava qualquer projeto, por mais absurdo. Mas o PT vacilou, preferiu discutir o sexo dos anjos, investindo em temas de pouca importância, deixando de fora reforma política e tributária.

Nessa época viajava muito a Brasília, e percebia nos mais diferentes ministérios, que o pessoal não levava a sério a administração pública. Participei de grupo de trabalho que se reuniu quatro vezes em 12 meses e nada acabou aprovado. Valia apenas, ao governo, a chancela de que fazia algo.

Estive presente à cerimônia da passagem de cargo de ministro do Meio Ambiente de Marina Silva para Carlos Minc. Ali, Lula em poucas palavras rifou Marina e passou a cacifar Dilma como futura sucessora ao seu cargo. Arrogante e prepotente, às vezes sem educação com jornalistas em coletivas de imprensa, percebi que um barco furado seria colocado nas mãos dela.

Meses depois Marina saiu do PT e Lula prosseguiu viajando na maionese. Em vez de investir na aprovação de projetos relevantes, insistia em temas típicos de diretórios acadêmicos. Ignorou a direita conservadora e reacionária, que às vezes se veste de modernidade, mas permanece fã do atraso típico de uma sociedade colonial, saudosa da época da escravidão.

Veio o escândalo do Mensalão e Lula conseguiu passar pela barreira de fogo. Até chegar a Operação Lava Jato. Contra fatos não existe argumentos. Diversos políticos, inclusive do PT, foram pegos com a boca na botija da corrupção. Aos poucos o todo-poderoso Zé Dirceu percebeu que não adiantava mais mentir e caiu na real. A casa petista começou a desabar.

A mídia golpista e interesseira aproveitou a deixa e partiu para o ataque. Globo, que deve mais de R$ 600 milhões à Receita Federal, Editora Abril, outra pendurada nas mãos do Leão, junto com a Editora Três, dona do título IstoÉ, e Estadão, cada vez mais diluído financeiramente, não perderam tempo. Aproveitaram da burrice popular e passaram a atacar o governo Dilma.

Em vez de responder com trabalho, se preocupou em ignorar os fatos. Sem jogo de cintura, desprezou os movimentos populares, os sindicatos, e outras entidades representativas da sociedade civil organizada. Imaginou que teria força para enfrentar a direita reacionária, mas unida. Quando abriu os olhos, já era tarde. O navio estava afundando e acabou de chegar ao chão hoje (31) após o senado cassar o cargo de presidente da República.

Em qualquer fase da vida, não devemos jamais perder as oportunidades. O tempo não espera ninguém. Só anda para frente. Precisamos aproveitar, sem se preocupar com besteiras. Calculo que o PT entrou na fase de hibernação. Talvez daqui a 20 anos possa se reerguer. É o tempo necessário para profunda autocrítica. Não é vergonhoso reconhecer os erros, não pode é insistir neles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário