Postagem em destaque

Governo cria malha aérea emergencial para atender o Rio Grande do Sul

EBC   Radiografia da Notícia *  Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta *  Antes do fechamento, o aeroporto da c...

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Acidente com ônibus que matou estudantes revela frota podre




Luís Alberto Alves

O acidente com ônibus da União Litoral anteontem (8/6) na Rodovia Mogi/Bertioga, entre as cidades de Biritiba-Mirim e Bertioga, SP, mostra que está podre a frota de ônibus fretados. A maioria, caindo aos pedaços, carece de revisão mecânica. Pior: parte desses veículos fica nas mãos de motoristas sem qualquer noção de responsabilidade e de direção defensiva.

Ao ler o depoimento de uma testemunha que presenciou o acidente, e quase teve o carro jogado fora da estrada, na descida da serra, é visível perceber que o ônibus estava acima da velocidade. Não precisa ser experiente para saber que ninguém desce trecho de serra acima de 40 km/h.

Agora, as autoridades de trânsito vão realizar blitz nestas empresas para tentar explicar à população que fazem algo de bom. Encenação. Por que não fizeram antes? É mais fácil fechar a porta com os cacos que restaram da madeira. Assim é que funciona o Brasil. Ninguém toma qualquer atitude antes de ocorrer a tragédia.

Numa viagem ao Rio de Janeiro em 2015, um ônibus da empresa 1001 fez em 50 minutos o trajeto entre o terminal rodoviário do Tietê, na capital paulista, e São José dos Campos. Sentando na poltrona próximo à janela, via as ultrapassagens, algumas delas até pelo acostamento. Felizmente na parada antes da Serra das Araras, avisei ao irresponsável que eu tinha carteira de habilitação letra “D”.


Até o Rio de Janeiro ele entrou nos eixos. Infelizmente nem sempre é assim. Com os 17 estudantes universitários que morreram não houve tempo para comunicar ao irresponsável que ele não estava transportando candidatos à morte precoce. As autoridades precisam ser mais rigorosas e punir rigorosamente empresas de ônibus que agem de forma irresponsável, sem cuidar da manutenção de seus veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário