Postagem em destaque

Governo cria malha aérea emergencial para atender o Rio Grande do Sul

EBC   Radiografia da Notícia *  Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta *  Antes do fechamento, o aeroporto da c...

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Você consegue se lembrar dos seus grandes amigos?


Luís Alberto Alves

O tempo é implacável. Nada escapa de suas mãos. Veja o caso de nossas amizades. As sinceras. Relembre a adolescência. Época de bailes de garagem e de salão para os nascidos nas décadas de 1950, 60 e 70. O pessoal que saia junto para as festas, bebiam, namoravam e depois encerrava a jornada no famoso futebol de domingo de manhã.

Envolvidos, pensávamos que a doce farra não iria se acabar. Chega o final do Colegial, hoje Ensino Médio, vem o vestibular, época do Cescem (Biológicas), Cecea (Humanas) e Mapofei (Exatas). Outras pessoas entram no circuito, assim como ideias novas. Os amigos de futebol, aos poucos, ficam para trás.

Chega o primeiro emprego na área profissional que você tanto se esforçou. Aos poucos estouram mais amizades, desta vez no campo do trabalho. É comum o pessoal sair para beber na sexta-feira, ao final do expediente. A roda do tempo vai girante velozmente.

De repente você já ultrapassou os 50 anos de idade. Nesta já longa estrada do tempo, é possível lembrar quantos amigos ficaram no esquecimento, daqueles que não telefonamos mais ou mesmo os visitamos. Filhos, netos e diversas tarefas foram responsáveis por retirá-los de nossa mente.

No coração permanecem as velhas e doces lembranças dos bailes, do futebol, da primeira excursão à praia e até mesmo de quando sentimos o calor do amor, no beijo tímido da namoradinha que abriu o nosso coração nesta iniciante trilha que anos depois acabou em casamento, claro, com outra pessoa.

É quando pensamos a respeito da importância que tivemos na vida de alguém. Dos conselhos ou mesmo broncas, visando apenas o bem naquele instante. Quem consegue esquecer daquela pessoa que estendeu a mão num momento de grande dificuldade? Ou mesmo de algo tão inesquecível, como o baile da formatura da faculdade, que você foi com um terno emprestado?


É assim a trajetória da vida. Alguns entram no caminho e ficam algum tempo e saem, outros retornam por breve tempo; depois vêm novos candidatos a conquistar sua amizade. Tudo vai durar até chegar o grande dia do encerramento do jogo da vida. É nesta data que os seus verdadeiros amigos aparecerão para a despedida final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário