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quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Setor Automotivo deve se preparar para um futuro de marketing orientado por IA

 Muitos motoristas ainda precisavam de veículos novos

Divulgação
A resposta está na estratégia digital e, mais especificamente, na inteligência artificial 


Redação/Hourpress

Os showrooms foram subitamente fechados e pouquíssimos compradores foram embora em um novo veículo. No Reino Unido, apenas cerca de 4.000 novos registros foram feitos em abril de 2020 – uma baixa no pós-guerra.

Este foi um ponto de inflexão para a indústria. Muitos motoristas ainda precisavam de veículos novos, pois se tornaram os meios de transporte mais seguros — mas como eles poderiam pesquisar e comprar um com test drives e conselhos presenciais em grande parte impossíveis?

Mesmo antes do sucesso do Covid-19, o marketing automotivo e as vendas estavam em uma encruzilhada. Com outros setores adotando totalmente o e-commerce e as jornadas digitais dos clientes, marcas e revendedores estavam começando a jogar catch-up à medida em que os consumidores escolhiam esses novos canais para localizar seu próximo carro. Quando se trata de estratégias de marketing, qual será a chave para o sucesso de vendas a partir de agora?

 Mudança de marcha 

A resposta está na estratégia digital e, mais especificamente, na inteligência artificial (IA). A maioria dos fabricantes de veículos e suas redes agora sabem que se eles ainda não criaram um engajamento on-line adequado para fins, eles precisam dele rapidamente para evitar serem queimados por rivais.

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É justo dizer que quando marcas e concessionárias se misturam no digital nem sempre há uma estratégia abrangente e coesa. Em vez disso, muitas partes móveis significam que não é fácil atingir a nota certa para engajar os consumidores ou, de fato, medir a eficácia da campanha. Mas isso está tudo pronto para mudar graças às plataformas de campanha digital que se alimentam da IA para engajar o motorista no momento certo, no canal certo, e quando eles estão na mentalidade de considerar um novo veículo.

Tomemos o exemplo da publicidade programática. Esse aspecto do marketing online é usado para exibir publicidade relevante para os consumidores-alvo à medida que navegam na web. É uma opção óbvia para campanhas em larga escala para obter resposta e gerar leads on-line, mas sua eficácia e eficiência são frequentemente questionadas.  Virou mecânica e abriu oficina só para mulheres 

Também é bastante rígido. Por exemplo, se uma marca quisesse experimentar cores de campanha, layouts e mensagens para otimizar projetos e desviar a fadiga do consumidor, seria uma tarefa difícil com a programática 'tradicional'. É por isso que novas soluções informadas de dados para o marketing online podem ser um divisor de águas.

 

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Atenção do consumidor

Muitas vezes, a parte mais difícil da estratégia criativa — independentemente da engenhosidade da equipe que colabora com ela ou da indústria em questão — é tomar uma abordagem objetiva para encontrar o que funciona. Com a estratégia de campanha baseada em IA, as marcas e seus fornecedores de marketing podem rapidamente estabelecer cores e layout ideais para impulsionar o destaque da campanha e capturar a atenção do público. Não é só isso que a IA pode fazer. Outros aspectos da criação e implantação da campanha são melhorados, incluindo os seguintes:

Uma visão objetiva – A IA remove a subjetividade — uma maldição comum do processo criativo — da equação usando análise visual preditiva e mapas de calor. A solução funciona como uma plataforma de pesquisa, aprendizagem e comunicação para todos os colaboradores da campanha.

Sinergia incorporada – A padronização é trazida à tona, levando a um sistema onde o trabalho criativo pode ser colocado através da plataforma, classificado contra métricas-chave e validado, um processo que foi apenas subjetivo em dias passados.

Economizando tempo e custo – A ferramenta permite que as marcas prevejam e evitem erros que podem muito bem ser perdidos até que uma campanha entre no ar. A ferramenta economiza dinheiro, mas também tempo que teria sido desperdiçado em testes de anúncios menos bem sucedidos.

Cultura de experimentação – Uma abordagem nova e bem-sucedida promove uma cultura de inovação, testes e aprendizado, onde humanos e tecnologia trabalham juntos para entender a melhor abordagem para o engajamento do cliente de maneiras únicas e emocionantes.

Espectro de marketing

Com o conhecimento adquirido com a criação e testes de campanhas baseadas em IA, as marcas podem esperar aumentar substancialmente a taxa de cliques e o ROI geral de campanhas de marketing online. Uma vez vista como a grande incógnita por grandes grupos da indústria, a IA tem sido provada para contribuir não apenas para o resultado final de uma organização, mas também para todas as suas operações, gerando um espírito de experimentação com o marketing, sustentado por uma mentalidade de "fail-fast-learn-fast". Essa abordagem se manifesta de muitas maneiras.

 Jornada digital 

Primeiro através do aumento da eficiência, permitindo que toda a equipe de marketing crie anúncios visualmente prontos que possam ser otimizados após o lançamento usando dados de campanha. Então há tempo economizado. Os usuários de IA relatam se tornar muito mais eficientes, uma vez que a ferramenta aproveita a modelagem preditiva para determinar quais rotas falharão e quais funcionariam bem no mundo real.

Ao usar tecnologia de ponta, as marcas automotivas também se tornam mais corajosas e experimentais. Adotar uma mentalidade de fail-fast ajuda os profissionais de marketing a executar mais testes e experimentos do que era possível anteriormente.

Hoje, à medida que os governos buscam construir programas de vacinação para tornar severas restrições de mobilidade uma coisa do passado, as vendas de veículos estão começando a aumentar novamente. Em agosto de 2021, McKinsey encontrou intenção de comprar carros durante o ano que vem havia voltado quase para níveis pré-pandemias. Isso sugere que os bloqueios têm retido um pouco de uma onda, com a intenção de compra de carros novos em 94% versus os níveis pré-COVID-19 e um aumento de 7% em relação a setembro de 2020.  Como alterar óleo para manutenção de veículos

Os showrooms podem ser o lugar dos sonhos cromados mais uma vez, mas muitos motoristas se acostumaram a pesquisar e comprar seu próximo passeio online. Alcançá-los e engajá-los agora e no futuro requer a expertise dos profissionais de marketing automotivo, mas também o poder aproveitado da IA, já que esta indústria em recuperação coloca o pedal no metal mais uma vez.

 

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