Postagem em destaque

Governo cria malha aérea emergencial para atender o Rio Grande do Sul

EBC   Radiografia da Notícia *  Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta *  Antes do fechamento, o aeroporto da c...

quinta-feira, 18 de março de 2021

Cuidados com a audição na rotina do home office e das aulas virtuais

    EBC


Saiba quais são os perigos e como proteger a audição de sua família do barulho dentro de casa

Redação/Hourpress

Em época de home Office, o barulho em excesso pode vir brinquedos sonoros das crianças e adolescentes, videogames, guitarras, aviões, carrinhos com sirenes, telefones, dinossauros que rugem, jogos com explosões e até mesmo da música em volume alto nas aparelhagens de som.

A fonoaudióloga Marcella Vidal enfatiza que o barulho, também pode estar presente no aspirador de pó, liquidificador, secador de cabelos, furadeira, martelo, obra, reforma, latido de cachorro. “Os ruídos sonoros estão cada vez mais presentes dentro de casa, principalmente nesta fase em que muitos pais e filhos permanecem em home office e aulas virtuais”, disse.

Ela alerta se ocorrer perda auditiva, provocada pela exposição em nível de pressão sonora elevado, o dano pode se estabilizar se a pessoa mudar os hábitos e evitar situações e ambientes com sons abusivos. “No entanto, é importante lembrar que a audição perdida não pode ser recuperada e que se não houver uma conscientização, o barulho em excesso, ao longo do tempo, pode causar prejuízos cada vez maiores à audição”, destacou.

Marcella sugere que se preste também no volume da televisão. “Crianças e adolescentes, muitas vezes, aumentam com frequência. Dependendo da intensidade, o ruído pode provocar, inclusive, como primeiro sintoma, o zumbido nas orelhas”, finalizou.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário