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terça-feira, 12 de março de 2019

Preço é o fator mais importante na decisão de compra dos brasileiros



A experiência de compra ocupa o segundo lugar no ranking, seguido pela reputação da loja em sites de reclamação

Redação/Hourpress
A sexta edição da pesquisa* do Zoom, site e app comparador de preços e produtos, realizada com 5.369 respondentes, em parceria com a Consumoteca, aponta que o preço continua sendo o fator mais importante na hora do consumidor escolher a loja em que vai comprar online, assim como no ano passado. Mesmo que as previsões para o cenário macroeconômico sejam positivas, as incertezas políticas e econômicas deixam os consumidores brasileiros mais cautelosos com o orçamento e cientes da importância de pesquisar preços para economizar.
O segundo item mais citado pelo e-consumidor é a experiência de compra, fator que liderava o ranking nos primeiros anos da pesquisa. Por mais que o preço tenha ocupado o primeiro lugar em 2018 e 2019, o consumidor está cada vez mais exigente com a experiência oferecida pelos mercados. Um reflexo disso é que a avaliação das lojas, em sites como o Reclame Aqui, está ganhando cada vez mais relevância no processo de decisão. Em 2018, 30% dos respondentes afirmaram que pesquisavam sobre a reputação das lojas. Nessa edição, o item ocupa o terceiro lugar no ranking, com 32% dos votos.
Além disso, o quarto lugar do levantamento também reafirma a necessidade de uma boa experiência: a classificação das lojas nos comparadores de preço (Ótima, Muito boa, Boa, Razoável, Ruim, etc), foi votada por 31% dos entrevistados, seguindo a mesma média do ano passado.
Para Thiago Flores, CEO do Zoom, o consumidor brasileiro está mais maduro e exige excelência em todos os serviços prestados. “Nos primeiros anos da pesquisa, questões como a confiança na entrega lideravam o ranking. Com o passar do tempo, e o amadurecimento do e-commerce, essas questões perderam um pouco de força. Atualmente, os consumidores estão se preocupando, cada vez mais, com a experiência oferecida pelas lojas e pesquisam bastante sobre as suas reputações, antes de finalizar a compra.”


Confira abaixo o comparativo dos resultados com relação aos anos anteriores da pesquisa do Zoom em parceria com a Consumoteca:

Quais critérios são mais importantes na hora de selecionar a loja que vai comprar online?
Característica
2019
2018
2017
2016
2014
2013
Preços / pelo produto mais barato
48%
49%
32%
37%
32%
19%
Priorizo as lojas que já tive boa experiência
41%
41%
39%
39%
37%
31%
Classificação das lojas nos comparadores de preço (Ótima, Muito Boa, Boa, Razoável, Ruim, etc)
31%
31%
21%
22%
18%
12%
Vejo se tem reclamações em sites como Reclame Aqui
32%
30%
32%
33%
29%
27%
Priorizo as grandes lojas
25%
24%
32%
37%
32%
24%
Melhor forma de pagamento
25%
24%
13%
13%
14%
11%
Avaliação de outros consumidores
21%
21%
29%
25%
21%
24%
Confiança na entrega
19%
20%
27%
27%
33%
28%
Fonte: Zoom/ Consumoteca 2019

Veja o perfil dos entrevistados de 2019:
Faixa etária
2019
> 60
4%
50 - 60
14%
45 - 49
10%
40 - 44
13%
35-39
15%
30-34
15%
25 -29
14%
18-24
12%
< 17
1%
Fonte: Zoom/ Consumoteca 2019

Gênero
2019
Masculino
73%
Feminino
27%
Fonte: Zoom/ Consumoteca 2019

*A pesquisa do Zoom foi realizada com 5.369 respondentes, em parceria com a Consumoteca. Foram 73% de respondentes homens e 27% mulheres. A pesquisa englobou as classes A, B e C.


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