Postagem em destaque

Governo cria malha aérea emergencial para atender o Rio Grande do Sul

EBC   Radiografia da Notícia *  Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta *  Antes do fechamento, o aeroporto da c...

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Comissão torna crime exclusão de dados de sistemas de informações públicos



A proposta também inclui no rol de atos que podem ser considerados crimes de responsabilidade de autoridades


Luís Alberto Alves/Agência Câmara
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Grande Expediente - Dep. Rubens Pereira Junior (PCdoB-MA)
Rubens Pereira Júnior: A supressão indevida de dados de sistemas informatizados é uma prática altamente danosa para a Administração Pública e para a sociedade como um todo
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que torna crime a supressão não autorizada de dados ou programas de sistemas de informação públicos. O funcionário poderá ser punido com 1 a 4 anos de prisão, além de multa.
A proposta também inclui no rol de atos que podem ser considerados crimes de responsabilidade de autoridades a retirada das informações dos bancos de dados públicos. Os crimes de responsabilidade sujeitam as autoridades a processo de impeachment.
O texto aprovado é o substitutivo do deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) ao Projeto de lei 6595/13, do deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE).

Pereira Júnior especificou que as autoridades só poderão ser punidas por crime de responsabilidade se a ordem para apagar informações dos bancos de dados públicos for feita por escrito.
A mudança, segundo ele, é fruto de discussões realizadas na CCJ e busca eliminar pontos de dúvida e de eventual controvérsia da proposta original.
Tramitação
O projeto segue agora para votação no Plenário da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário