Muitos desconhecem a forma correta de escrever |
Luís Alberto Alves
Imagine uma criança aos dez anos de idade, na
quinta série do Ensino Fundamental sem saber ler. Pode parecer mentira, mas na
cidade de São Paulo, nas escolas estaduais, onde alunos são aprovados, bastando
não estourar o número de faltas durante ano letivo, inúmeros alunos desconhecem
a diferença entre usar dois “s” ou não numa palavra.
Pedir que escrevam pequeno texto de 20 linhas,
recheados de frases com palavras difíceis como: exceção, perceptível,
instantaneamente, excelso, assessoria, exagero entre outras, revelará o
desconhecimento completo de regras básicas.
Muitos escrevem obedecendo ao som que sai da
boca: em vez de lixo, grafam “licho”, no lugar de amor, rabiscam “ámor”. Até
palavras simples como casa, alguns não sentem vergonha de colocar no papel “Kasa”.
Pedir a conjugação de verbo é abusar da inteligência de inúmeros desses alunos.
Poucos sabem a diferença entre presente e passado.
Numa sabatina de história, de uma sala de 50
alunos, talvez cinco tenham lembranças de fatos importantes ocorridos em nosso
país e mundo. Alegam que se lembrar desse tipo de assunto é tarefa para velhos.
Entendam que “velhos” nessa geração é alguém com 30 ou 40 anos. Coitados,
desconhecem que a velhice inicia aos 60 anos.
Quando o cerco aperta exigindo conhecimentos
de Matemática, a carência de conhecimento extrapola. Desconhecem que as quatro
operações da aritmética são: subtração, adição, multiplicação e divisão.
Ignoram que o zero é o elemento neutro da adição e o um o elemento neutro na
multiplicação. Ficam bravos se perguntamos qual é maior: 1.000 centímetros ou dez metros.
Jamais insistam com eles em assuntos
relacionados a Ciências. Nunca pergunte quais são os três estados da água:
vapor, gelo e líquido. Também deixe de lado perguntas como: é a Terra que gira
em torno do sol ou o contrário? A quantidade de água é maior em nosso planeta
ou temos mais terra do que água. Pelo visto a geração de alunos das escolas
públicas paulistas está fadada ao fracasso.
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