A experiência de compra ocupa o segundo lugar no ranking, seguido pela reputação da loja em sites de reclamação
Redação/Hourpress
A sexta edição da pesquisa* do Zoom, site e app comparador de preços e produtos, realizada com 5.369 respondentes, em parceria com a Consumoteca, aponta que o preço continua sendo o fator mais importante na hora do consumidor escolher a loja em que vai comprar online, assim como no ano passado. Mesmo que as previsões para o cenário macroeconômico sejam positivas, as incertezas políticas e econômicas deixam os consumidores brasileiros mais cautelosos com o orçamento e cientes da importância de pesquisar preços para economizar.
O segundo item mais citado pelo e-consumidor é a experiência de compra, fator que liderava o ranking nos primeiros anos da pesquisa. Por mais que o preço tenha ocupado o primeiro lugar em 2018 e 2019, o consumidor está cada vez mais exigente com a experiência oferecida pelos mercados. Um reflexo disso é que a avaliação das lojas, em sites como o Reclame Aqui, está ganhando cada vez mais relevância no processo de decisão. Em 2018, 30% dos respondentes afirmaram que pesquisavam sobre a reputação das lojas. Nessa edição, o item ocupa o terceiro lugar no ranking, com 32% dos votos.
Além disso, o quarto lugar do levantamento também reafirma a necessidade de uma boa experiência: a classificação das lojas nos comparadores de preço (Ótima, Muito boa, Boa, Razoável, Ruim, etc), foi votada por 31% dos entrevistados, seguindo a mesma média do ano passado.
Para Thiago Flores, CEO do Zoom, o consumidor brasileiro está mais maduro e exige excelência em todos os serviços prestados. “Nos primeiros anos da pesquisa, questões como a confiança na entrega lideravam o ranking. Com o passar do tempo, e o amadurecimento do e-commerce, essas questões perderam um pouco de força. Atualmente, os consumidores estão se preocupando, cada vez mais, com a experiência oferecida pelas lojas e pesquisam bastante sobre as suas reputações, antes de finalizar a compra.”
Confira abaixo o comparativo dos resultados com relação aos anos anteriores da pesquisa do Zoom em parceria com a Consumoteca:
Quais critérios são mais importantes na hora de selecionar a loja que vai comprar online?
Característica
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2019
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2018
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2017
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2016
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2014
|
2013
| |
Preços / pelo produto mais barato
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48%
|
49%
|
32%
|
37%
|
32%
|
19%
| |
Priorizo as lojas que já tive boa experiência
|
41%
|
41%
|
39%
|
39%
|
37%
|
31%
| |
Classificação das lojas nos comparadores de preço (Ótima, Muito Boa, Boa, Razoável, Ruim, etc)
|
31%
|
31%
|
21%
|
22%
|
18%
|
12%
| |
Vejo se tem reclamações em sites como Reclame Aqui
|
32%
|
30%
|
32%
|
33%
|
29%
|
27%
| |
Priorizo as grandes lojas
|
25%
|
24%
|
32%
|
37%
|
32%
|
24%
| |
Melhor forma de pagamento
|
25%
|
24%
|
13%
|
13%
|
14%
|
11%
| |
Avaliação de outros consumidores
|
21%
|
21%
|
29%
|
25%
|
21%
|
24%
| |
Confiança na entrega
|
19%
|
20%
|
27%
|
27%
|
33%
|
28%
|
Fonte: Zoom/ Consumoteca 2019
Veja o perfil dos entrevistados de 2019:
Faixa etária
|
2019
|
> 60
|
4%
|
50 - 60
|
14%
|
45 - 49
|
10%
|
40 - 44
|
13%
|
35-39
|
15%
|
30-34
|
15%
|
25 -29
|
14%
|
18-24
|
12%
|
< 17
|
1%
|
Fonte: Zoom/ Consumoteca 2019
Gênero
|
2019
|
Masculino
|
73%
|
Feminino
|
27%
|
Fonte: Zoom/ Consumoteca 2019
*A pesquisa do Zoom foi realizada com 5.369 respondentes, em parceria com a Consumoteca. Foram 73% de respondentes homens e 27% mulheres. A pesquisa englobou as classes A, B e C.
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