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terça-feira, 25 de novembro de 2025

Balanço 3T25: cartões movimentam R$ 1,1 trilhão e aproximação dispara



 Radiografia da Notícia

Pagamento por aproximação cresce 29,3% no período e já representa 73% das compras presenciais com cartões no Brasil

Redação/Hourpress

Os pagamentos com cartões de crédito, débito e pré-pagos movimentaram R$ 1,1

trilhão no terceiro trimestre de 2025, registrando crescimento de 10,5%. O resultado

representa o melhor terceiro trimestre da série histórica, de acordo com balanço da

Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento.


Na comparação entre as modalidades, o destaque ficou, por mais um trimestre, com

o cartão de crédito: R$ 794,7 bilhões, crescimento de 15,2%. O segundo maior

volume transacionado foi com cartão de débito, que movimentou R$ 248 bilhões

(0%). Já o cartão pré-pago somou R$ 98 bilhões (+3,9%).


No caso do cartão de crédito, 57,1% de todo o valor movimentado estão

relacionados a transações à vista, enquanto 42,7% correspondem a compras

parceladas sem juros. Em relação à quantidade de parcelas, a maior parte das

transações a prazo no cartão (64,5%) é feita em até seis vezes sem juros, enquanto

33,6% são de sete a 12 parcelas e apenas 1,9% diz respeito a prazos acima de 12

vezes.


Quantidade de transações


No terceiro trimestre, o uso dos cartões atingiu 12,1 bilhões de transações, valor

5,5% maior em relação ao terceiro trimestre de 2024. Isso significa que os

brasileiros fizeram, em média, 131 milhões de pagamentos por dia.

O cartão de crédito foi a modalidade mais usada, com 5,5 bilhões de transações

(alta de 9,8%), seguido pelo cartão de débito, com 4,2 bilhões (alta de 0,9%), e pelo

cartão pré-pago, com 2,4 bilhões (alta de 4,4%).


Pagamentos por aproximação em alta


Os pagamentos por aproximação via sistema de cartões movimentaram R$ 485,9

bilhões no terceiro trimestre do ano, o que representa um crescimento de 29,3%

em comparação com o mesmo período de 2024. De acordo com dados da Abecs,

em apenas cinco anos, o pagamento por aproximação passou de 3,9% para 72,8%

de representatividade nas compras presenciais com cartões no Brasil, sendo assim

a inovação em meios de pagamento que mais cresceu nos últimos anos. Até o final

de 2026, estima-se que os pagamentos por aproximação correspondam a mais de

80% das transações presenciais.


Gastos no exterior


Entre julho e setembro de 2025, os gastos de brasileiros no exterior, utilizando

cartões como meio de pagamento, totalizaram US$ 4,8 bilhões (R$ 26,3 bilhões),

registrando uma expansão de 16,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Estados Unidos e Europa representaram, juntos, 76,8% do total das despesas no

exterior, somando R$ 20,1 bilhões. Esse valor corresponde a um crescimento de

9,1% em relação ao mesmo período de 2024.


Os demais destinos também apresentaram crescimento: América (sem EUA) com

R$ 3,3 bilhões (+5,9%), Ásia com R$ 1,2 bilhão (+32,8%), Oceania com R$ 1,3

bilhão (+558,4%) e África com R$ 176,2 milhões (+22,7%).

Já os estrangeiros, segundo dados do Banco Central, gastaram US$ 1,3 bilhão (R$

7,2 bilhões) com cartões no Brasil, alta de 5,8% em relação ao mesmo período do

ano anterior.


Compras não presenciais


O uso dos meios eletrônicos de pagamento pela internet e outros canais remotos,

como aplicativos e carteiras digitais, movimentou R$ 292,8 bilhões no terceiro

trimestre, com crescimento de 19,4%. O destaque foi para o cartão de débito, que

tem registrado crescimento acima da média nos últimos anos. A modalidade

continua ganhando cada vez mais espaço nas transações online, com aumento de

26,2% no terceiro trimestre.


Em comparação com o período pré-pandemia, o uso do cartão de débito em

compras não presenciais subiu 471,1% (entre o terceiro trimestre de 2019 e o

terceiro trimestre de 2025), enquanto o cartão de crédito avançou 210,5% no

mesmo período.


Livrarias e profissionais liberais em alta


No terceiro trimestre de 2025, o segmento do varejo que registrou maior

crescimento em valor transacionado com cartões foi o de livraria e afins, com 83,6%

Em segundo lugar aparece o setor de alimentação, com alta de 22,6%, seguido por

eletrônicos e eletrodomésticos, com 21,1%. Roupas, sapatos e acessórios tiveram

alta de 17,6%, e autopeças, 15,1%.

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